Verdade X Folclore

Tem se tornado comum surgirem algumas matérias nas mídias sensacionalistas que visam menosprezar o trabalho investigativo realizado por profissionais que atuam na área de Inteligência com termos depreciativos do tipo “bisbilhoteiros” e “arapongas”, citações que em nada agregam a postura ética daqueles que se dedicam seriamente, ao longo de muitos anos, à execução de trabalhos de investigação com elevado grau de credibilidade e competência. Obviamente que muitas destas matérias, expostas na mídia, também acabam sendo motivadas pelos péssimos exemplos de “profissionais” existentes neste seguimento. Assunto este que será abordado a seguir.

O que muitas pessoas desconhecem é o quão delicado e complexo é o universo da Inteligência, certamente, muitas destas pessoas, sejam levadas ao estágio do “desconhecimento” por conta do secular “folclore” do termo “detetive particular” originado por um difundido personagem de ficção da literatura britânica do século XIX - algo que ajudou a permear e a eternizar no imaginário popular o estereótipo da “lupa” e de outros acessórios (que só possuíam algum tipo de significado para ficção), que em absolutamente nunca teve nada a ver com a realidade do conceito da Inteligência (principalmente se considerarmos os dias atuais). Entretanto, tais ornamentos, corroboraram apenas para banalizar e satirizar a imagem do profissional do seguimento investigativo, imagem esta exaustivamente explorada (e até comercializada) pela pura e simples falta de uma visão mais esclarecedora e elucidativa permeada no setor - o fato é que alguns determinados setores do meio de comunicação de massa, muitas vezes visam vender a imagem do sensacionalismo, deixando de lado e não levando em consideração situações de dificílima solução, com casos de altíssimo grau de complexidade, ocorrências que muitas vezes só possuem êxito na ocasião em que são devidamente conduzidas por profissionais que possuem experiência e os meios adequados.

Por outro lado é igualmente comum, pessoas imaginarem que o trabalho realizado por profissionais especializados na área de informações se assemelha ao que o grande público assiste em filmes, ou novelas, de pura ficção, que abordam temas voltados a essa área de trabalho. Nesses casos, “a vida não imita a arte”, pois a realidade vivenciada por esses profissionais não encontra paralelo algum com um tipo de literatura voltada exclusivamente para o imaginário, a diversão e o lazer.

É também comum que pessoas em momentos de fragilidade emocional, por estarem envolvidas em uma atmosfera de grande passionalidade, acabem se permitindo iludir por “aventureiros” que se intitulam “investigadores”, ou “detetives”, cujo objetivo é o de extorquir seus incautos clientes. A existência de “falsos profissionais” é uma verdade que existe em qualquer profissão, em qualquer mercado de trabalho. O perigo reside na falta de compromisso moral e ético desses “aventureiros” com um cliente carente de obter as informações que necessita. Uma contratação mal feita pode levar a sérios prejuízos financeiros e irreversíveis danos familiares. Como resultado, um serviço entregue a pessoas desqualificadas proporciona profunda decepção que acaba por generalizar a formação de uma imagem negativa que deprecia o verdadeiro trabalho realizado por competentes profissionais.

Outra situação bastante comum é a imagem fantasiosa criada quanto à maioria dos trabalhos produzidos no setor focarem tão somente aos ditos casos de infidelidade. O fato é que esse tipo de trabalho envolve situações correlatas como, questões financeiras, alteração de paternidade, alcoolismo, dependência química, agressões, localização de herdeiros, pensões e outros aspectos de interesse da área jurídica. Além desses casos ainda poderíamos citar inúmeros outros, como: localização de pessoas que se esquivam de citações judiciais, sequestro de filhos no exterior, exploração de caráter financeiro por “cuidadores profissionais” que seduzem e manipulam homens, ou mulheres, de idade avançada carentes de atenção, e, finalmente, outros, que até mesmo os que estão acostumados a um grande número de casos diferenciados, ainda podem se surpreender.

A realidade do vasto universo do campo da Inteligência é que muitas são as situações que podem modificar a vida de um individuo, e conseqüentemente de toda uma família, quando conduzidas por um trabalho investigativo sério, honesto, e profissional.

Muitas pessoas, por desconhecerem o setor, acabam minimizando e reduzindo o conceito da área de Inteligência ligando o conceito que permeia o vasto universo investigativo unicamente a casos “corriqueiros”, algo que não confere com a realidade, pois são inúmeras as situações de extrema dificuldade que acabam sendo solucionadas quando conduzidas por profissionais capacitados. Para facilitar a compreensão relacionamos abaixo apenas alguns exemplos:

  • Alienação Parental, muitos são os jovens e/ou crianças que acabam mudando sua conduta com seus pais (sanguíneos) por influencia de novos parceiros (de padrastos ou madrastas) que possuem hábitos e rotinas desregradas e conflitantes e que comprometem toda a estrutura psicológica destas crianças e jovens que ainda se encontram em fase de formação;

  • Localização de pessoas que se encontram foragidas da justiça;

  • Identificação de pessoas que se esquivam de citações judiciais e que muitas vezes são protegidas por funcionários dos prédios (ou condomínios) em que residem (na maioria destas ocorrências os próprios funcionários destas localidades são gratificados para proteger e omitir a presença da pessoa a ser citada);

  • Elucidação e identificação de situações que envolvem atos de profunda negligência de pais em relação aos seus filhos.

  • Maus tratos de crianças por pais, ou responsáveis (por vezes, lamentavelmente, até situações que envolvem abuso sexual de menor),

  • Dependência química de jovens (que muitas vezes são estimulados por pessoas, que para os familiares, até então, estavam acima de qualquer suspeita),

  • Solicitação de pedido de união estável, ou dilapidação de patrimônio (que muitas vezes ocorrem com indivíduos de idade avançada), pois são “alvos fáceis”, que se encontram carentes de atenção, se tornando frágeis vítimas nas mãos de pessoas mal intencionadas, inescrupulosas, ou até de oportunistas, embora já tenhamos visto até quadrilhas formadas com essa finalidade, composta até de “cuidadores profissionais” que são facilmente infiltrados no seio familiar, pois são indivíduos que possuem grande poder de manipulação e envolvimento e que vão ganhando espaço dentro da célula familiar e acabam trazendo grandes danos ao patrimônio de uma família (por vezes, irreversível).

  • Revisão de pensão alimentícia. O principal foco da investigação é demonstrar que a pessoa alvo de nossas investigações possui condições de não mais receber pensão de alimentos.

Todos os trabalhos que a Castello Branco Investigações executa fora do estado do Rio de Janeiro, estão sempre sendo conduzidos sob nossa total responsabilidade, pois jamais terceirizarmos nossos serviços. Nossos trabalhos são sempre desenvolvidos por nossa equipe que é formada por profissionais orgânicos, isto é, que atuam somente em nossa organização há diversos anos e são exatamente estes profissionais que se deslocam para outros estados, com a supervisão constante de nossa gerência, sempre com a finalidade de executar os mesmos trabalhos que seriam desenvolvidos como se estivessem sendo executados em nosso estado, tudo realizado com a mesma dedicação, transparência e eficiência, por esta razão, muitos são os clientes de outros estados, que preferem fazer um investimento maior em contratar nossa empresa no Rio de Janeiro (mesmo cientes dos custos adicionais de deslocamento e hospedagem da equipe). O conceito da credibilidade, além de diversos outros fatores, só pode ser construído ao longo de muitos anos, algo intangível e que possibilitou aos nossos clientes, de diferentes estados, a se pouparem do risco de serem iludidos por “falsos profissionais” espalhados pelo país.

Assista o video relacionado ao tema no link abaixo:

banner castello 380x180 paulo lins

Contrate uma Empresa Idônea!

Procure uma empresa consolidada no mercado, não se deixe iludir com falsos profissionais, pois um trabalho mal executado pode comprometer sua vida, sua família e seu patrimônio.

A Castello Branco Investigações é uma empresa legalmente formada há mais de 25 anos, devidamente registrada no registro civil de pessoas jurídicas, possui Alvará de Licença, para estabelecimento na atividade de investigação e é registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), emite nota-fiscal eletrônica, tem seu endereço comercial em sede própria e de fácil acesso na Barra da Tijuca (com estacionamento para visitantes).

  • Não faça o que mais gostaria de fazer. Faça o que seu adversário menos gostaria que fizesse.”

 

 

   Sun Tzu - "A Arte da Guerra"