Um conhecimento é normalmente um documento escrito que resulta do processamento inteligente de dados que tratam de um determinado assunto. Depois de produzido, o assunto contido nesse documento recebe um grau de classificação sigiloso. Um conhecimento tem por finalidade fornecer ao decisor, os subsídios de que necessita para lastrear uma decisão. É, igualmente, um elemento indispensável na elaboração de um planejamento ou na atualização de planejamentos quando isso se fizer necessário.
O vocábulo “conhecimento” traz consigo, de modo subjacente, a certeza de que o documento em apreço foi concebido por um profissional de Inteligência, no caso, um Analista, mediante a aplicação de uma metodologia própria e que seu objetivo está associado a fatos, ou assuntos, necessariamente de interesse da Atividade de Inteligência. Alguns autores o definem como “Informação acabada”, outros, simplesmente “Informação”.
Os elementos que a direção de um órgão necessita para acompanhar a evolução de assuntos de seu interesse, normalmente decorrem de um planejamento orientado para fornecer, de modo continuado, um fluxo de conhecimentos que alcance todos os temas que devem ser abordados dentro de uma periodicidade previamente estabelecida.
Autor: Sócio Diretor da Empresa Castello Branco Investigações
Fonte: A Atividade de Inteligência nas Empresas / Competitividade e Proteção
Patrimonial
DETETIVE PARTICULAR
(Consultoria de Inteligência Privada)