Por estar estruturalmente ligada a uma metodologia de produção e a um conjunto de medidas de proteção, a Atividade de Inteligência, abrange duas grandes áreas de trabalho conhecidas como, “Inteligência” e “Contra-Inteligência”.
Enquanto o segmento “Inteligência” objetiva “a produção de conhecimentos através de um processo de base intelectual destinado a assessorar um processo de tomada de decisão”, o segmento “Contra-Inteligência” objetiva “a proteção dos conhecimentos produzidos, tendo como princípio negar, a pessoas não autorizadas, o acesso a esses conhecimentos, ou seja, sua salvaguarda”.
A compreensão dos aspectos que envolvem os procedimentos e finalidades dos trabalhos desenvolvidos em cada um desses segmentos possibilita a compreensão dos detalhes que tornam evidentes a notória diferença de seus objetivos. No entanto, apesar de terem objetivos diferenciados, as ações promovidas pelo segmento “Inteligência” e pelo segmento “Contra-Inteligência” se complementam e se permeiam.
Juntas, essas ações configuram o campo onde se desenvolvem operações típicas da Atividade de Inteligência.
Por não existirem limites que as separem, elas se interpenetram e não podem ser dissociadas, podendo-se mesmo afirmar que elas são inteiramente interdependentes.
Autor: Sócio Diretor da Empresa Castello Branco Investigações
Fonte: A Atividade de Inteligência nas Empresas / Competitividade e Proteção
Patrimonial
DETETIVE PARTICULAR
(Consultoria de Inteligência Privada)