Alienação Parental e suas Consequências

Blog

A Castello Branco Investigações possui uma ampla experiência na coleta de provas que corroboraram para os contenciosos jurídicos de Direito de Família, inclusive ao que tange o delicado universo relativo à “Alienação Parental”.

Assim sendo, destacamos um trecho do livro “O CASAMENTO – ANTES, DURANTE, DEPOIS” de autoria de um dos maiores e mais renomados juristas no seguimento do Direito de Família, reconhecido no Brasil e no exterior, Dr. Paulo Lins & Silva.  

ALIENAÇÃO PARENTAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O litígio entre os pais tem, em sua pior faceta o impacto negativo nas crianças advindas daquele relacionamento. Ainda que haja, hoje, consolidação do divórcio no país e as estabilizações das modernas formas de convivência familiar, a separação (fim do relacionamento) continua a ser experimentada por alguns como fracasso pessoal o que acaba por provocar papéis de vítima e algoz a serem interpretados entre os conviventes, que, em diferentes níveis, acabam por passar o peso dessa briga aos filhos.

A chamada alienação parental é uma das mais extremas consequências da litigiosidade advinda da dificuldade de distinção, pelos ex-cônjuges, do exercício do papel da conjugalidade, do papel da parentalidade – uma vez findo o relacionamento, com a raiva instaurada entre os genitores, um deles pode transferir ao filho a raiva que sente de seu ex-parceiro, o que, invariavelmente, acaba por afastar a criança de um de seus genitores.


Em outras palavras, a alienação parental conceitua-se como o conjunto de sintomas advindos do afastamento entre um genitor e filhos, gerado através de um comportamento doentio e programado de outro genitor, geralmente aquele que tem a guarda do filho.


Desse modo, a criança a quem os pais deveriam proteger das discussões próprias dos adultos referentes ao fim dos seus relacionamentos, transforma-se em um míssil de ataque, dirigido a ferir aquele a quem se culpa.  O genitor alienador, que tem o despertar de suas próprias questões pessoais conflituosas com a separação, por vezes age consciente do que pode provocar na prole. Afasta, intencionalmente, a criança de seu (sua) genitor(a), passando para o filho o ódio que possui.

Compartilhe:

Você pode se interessar:

Thiago Carvalho
Thiago Carvalho
2024-04-15
Ufaaaa.... Graças a Deus fui indicado a vocês. Tinha muito medo, mas adquiri confiança por conta das muitas referências. Aliviado!! Muito obrigado. Família grata.
Gezabel oliveira
Gezabel oliveira
2024-04-11
Ótimo atendimento. Recomendo
Jose Lopes
Jose Lopes
2024-03-22
Excelente o trabalho que executaram!! Jamais minha família irá esquecer. Salvaram a vida de nosso filho que precisava de apoio. Muito Obrigado!!
Igor Carlos
Igor Carlos
2024-03-18
Muito bem impressionado! Esclracimentos e soluções. Muito obrigado. Farei indicações!
Tatiane Militão gomes
Tatiane Militão gomes
2024-03-15
Super indico, vcs são super atencioso e disposto a ajudar ???????????????????????? Deus abençoe vcs????????
Luis Fernando
Luis Fernando
2024-03-10
Estive muito impressionado com a eficácia do trabalho e com a objetividade do atendimento. Super indico esta empresa.
Luciane Machado
Luciane Machado
2024-03-08
Gostei do profissionalismo e da dedicação.
Cláudia Boechat
Cláudia Boechat
2024-03-05
Equipe altamente profissional e honesta. Recomendo!

*Todas as mensagens enviadas por esse canal são criptografadas.